Padrões de Competências em TIC para Professores
“A meta do projeto da UNESCO de Padrões de Competência em TIC para Professores (ICT-CST) é melhorar a prática docente em todas as áreas de trabalho. Combinando as habilidades das TIC com as visões emergentes na pedagogia, no currículo e na organização escolar, os padrões foram elaborados para o desenvolvimento profissional dos professores que utilizarão as habilidades e os recursos de TIC para aprimorar o ensino, cooperar com os colegas e, talvez, se transformarem em líderes inovadores em suas instituições.” disponível em: (unesdoc.unesco.org/images/0015/001562/156209por.pdf)
Por intermédio do uso corrente e efetivo da tecnologia no processo de escolarização, os alunos têm a chance de adquirir complexas capacidades em tecnologia sob orientação do principal agente, que é o professor.
Os padrões e recursos no projeto da UNESCO Padrões de Competência em TIC para professores apresentam diretrizes específicas para o planejamento de programas educacionais e treinamento de professores para o desempenho de seu papel na formação de alunos com habilidades em tecnologia.
As práticas educacionais tradicionais já não oferecem aos futuros professores todas as habilidades necessárias para capacitar os alunos a sobreviverem no atual mercado de trabalho.
Vale salientar que o uso da tecnologia está condicionada a condições de trabalho e infraestrutura disponível, uma vez que o professor é que será o agente promotor e o aluno o receptor das informações disponibilizadas.
O projeto de Padrões apresenta três formas de vincular melhoria do ensino e crescimento econômico amplo e sustentável:
Alfabetização tecnológica;
Aprofundamento do conhecimento dos atores envolvidos;
Abordagem de criação do conhecimento.
Os objetivos do Projeto de Padrões de Competência em TIC para Professores da UNESCO foram estabelecidos com vistas a:
Constituir um conjunto comum de diretrizes;
Oferecer um conjunto básico de qualificações aos professores;
Expandir o