ESCOLA ESTADUAL PADRE MENESES
CURSO NORMAL-PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL
2º Período
Nome: _______________________________________________________________________
Professora: ___________________________________________________________________
Educação à distância e mídia-educação na formação profissional Maria Luiza Belloni
Não se pode compreender o que está em jogo na educação à distância, que é uma modalidade de oferta e não uma metodologia de ensino, sem refletir sobre o campo mais amplo que é a integração das tecnologias de informação e comunicação (TIC) aos processos educacionais.
As profundas mudanças socioculturais e as incríveis mutações tecnológicas ocorridas ao longo do século XX exigem dos indivíduos do século XXI novas competências comunicacionais e novos modos de aquisição do saber (aprender a aprender e reaprender constantemente).
Estes novos modos de perceber o mundo e de aprender, estas autoaprendizagens espontâneas e seus métodos (autodidaxia e colaboração, por exemplo), são praticamente desconhecidos dos professores, cuja formação inicial ignora as tecnologias, gerando dificuldades de comunicação entre aprendentes e docentes em todos níveis de ensino.
A grande revolução do século XXI é a passagem da comunicação de massa (onde somos simples espectadores) à comunicação interativa (onde podemos ser produtores de mensagens). Para que a sociedade da informação, ou do conhecimento, seja uma sociedade plural, inclusiva e participativa, é necessário oferecer a todos os cidadãos, principalmente aos jovens, oportunidades de desenvolver as competências necessárias para: compreender a informação; ter o distanciamento necessário à análise crítica; saber buscar, selecionar, utilizar e tornarem-se produtores de todo tipo de informações e de mensagens. Integrar as TIC aos processos educacionais, de modo crítico e criativo, é, portanto