Ariana
-------------------------------------------
VEGETAÇÃO BRASILEIRA
SÃO LUDGERO, NOVEMBRO DE 2014
Introdução:
O presente trabalho aborda temas como a vegetação brasileira e os principais tipos de vegetação.
O principal objetivo do mesmo é demonstrar a rica diversidade de vegetação, flora e fauna existente no Brasil, graças a grande extensão territorial. O que significa que tal trabalho não trata-se apenas temas como a vegetação em si, mas também todos os fatores que influenciam a mesma, como por exemplo, o clima. Ou seja, que a diversidade da vegetação está vinculada com a região em que se encontra.
A metodologia utilizada foi à pesquisa em diversas paginas da internet, relacionadas ao tema abordado.
Vegetação Brasileira:
O Brasil possui diversos tipos de vegetação, devido a sua grande extensão territorial e diversidade climática. O tipo de vegetação vai depender então, primeiramente do clima, da altitude, pressão atmosférica, volume pluviométrico (chuva), luminosidade e de fatores como a atuação de massas de ar. Cada região do país possui uma particularidade acerca de uma vegetação, a variação corresponde à interrelação entre todos os elementos naturais. A diversidade e complexidade das variações da vegetação brasileira apresentam-se de muitas maneiras, das quais as principais são: a Floresta Amazônica no norte, a Mata dos Cocais no meio-norte, a Mata Atlântica desde o nordeste até o sul, a Mata das Araucárias (Mata dos Pinhais) no sul, a Caatinga no nordeste, o Cerrado no centro, o Complexo do Pantanal no sudoeste, os campos no extremo sul com manchas esparsas em alguns estados do país e a vegetação litorânea desde o Amapá até Rio Grande do Sul.
Floresta Amazônica
É considerada a floresta tropical mais importante do mundo, devido a sua diversidade e do seu papel no clima. Localiza-se no norte da América do sul e ocupa territórios do Brasil, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela,