Padronização
- Montou-se um esquema de titulação com o suporte universal com garra, junto com a bureta de 50 ml. Conforme mostra a imagem abaixo:
- Na bureta foi colocada 50 ml de NaOH já preparada, ajustou-se o menisco.
-Pesou cerca de 800 mg de Biftalato de potássio em triplicata e transferiu casa massa para cada Erlenmeyer de 250 ml, dissolveu o biftalato em 50 ml de água destilada quente.
-Foi adicionado 3 gotas do indicador de fenolftaleína ao primeiro frasco e titulou até o ponto de viragem, persistiu por 20 segundos uma leve coloração rósea. Anotou o volume gasto na bureta para calcular o fator de correção realizou o mesmo procedimento por mais duas vezes.
-Padronização de uma solução de HCL 0,1 mol/L
- Na bureta foi colocada 50 ml de HCl já preparada, ajustou-se o menisco.
-Transferiu 15 ml de solução de NaOH 0,1 mol/L padronizado para um erlenmeyer utilizando uma pipeta volumétrica, realizou esta operação em triplicata.
-Adicionou 3 gotas de indicador de fenolftaleína ao primeiro erlenmeyer e titulou até o ponto de virada, onde anotou o volume gasto na bureta para calcular o fator de correção.
NOTA: A solução de 50% de Hidróxido de Sódio é preparada pesando-se 50 gramas de Hidróxido de Sódio, dissolvendo com água desgaseficada e transferindo para um balão volumétrico de 100 ml, completar o menisco com água desgaseifiada, conservar a solução em frasco de polietileno.
RESULTADOS E DISCUSSÕES
Nessa experiência foram utilizada as soluçoes já preparadas nas praticas de numero 8 e 9, o Biftalato de Potássio já encontrava-se preparado pelo Técnico responsável Tirço L. Almeida e tinha como objetivo realizar a titulação para calcular o fator de correção de ambas soluções.
Como na reação ocorre