Trabalho de Epidemiologia
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho visa a análise da síntese de indicadores sociais relativo ao ano de 2010, tendo como foco a saúde pública. As fontes utilizadas para a construção dos indicadores foram a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios para o ano de
2009, Pesquisa de Informações Básicas Municipais
(2009), Pesquisa de
Orçamentos Familiares - POF 2008-2009 (fontes do IBGE), e também fontes do
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP, do
Ministério da Educação, e da Secretaria de Políticas para as Mulheres, relativas ao ano de 2009.
A síntese de indicadores sociais tem um papel importante na sociedade, pois, nos mostra a realidade das condições de vida em que se encontra a população brasileira, observando os gráficos podemos perceber disparidades entre as regiões
Nordeste e Sudeste, na maioria das analises elas estão nos extremos de mínimo e máximo, acompanhadas por Norte e Sul respectivamente.
O trabalho proposto possibilita a analise de gráficos com diversas ênfases, percebendo uma realidade intrigante, que nos leva a pensar o que pode ocorrer no futuro levando em consideração os dados atuais. Um ponto positivo pode ser observado nos gráficos que nos mostra a melhora de alguns índices de qualidade de vida. Estes dados devem ser observados com muita responsabilidade, a fim de retirar deles as informações necessárias para uma ação preventiva e de melhora de vida para a população brasileira.
4
2- DESENVOLVIMENTO
TAXA DE FECUNDIDADE
O gráfico acima nos mostra uma realidade bem atual, onde se pode perceber que nos estados mais desenvolvidos ocorre uma taxa de fecundidade menor, e nos estados menos desenvolvidos esta taxa é maior. Esses dados poder ser explicados pelo grau de estudos de uma população, onde os mais estudados tem a opção de ter menos filhos, e já os menos estudados talvez porque não conhecem ou não tiveram acesso a mecanismos de prevenção acabam tendo mais filhos.