Padronização de uma solução de HCl
1
1- INTRODUÇÃO
Titulação é a técnica utilizada para determinar a concentração de uma substância em uma solução. O processo consiste na adição de uma solução, chamada de titulante, colocada em uma bureta, em uma solução que contém a amostra, chamada de analito, que é colocada em um erlenmeyer. A solução que se quer determinar a concentração tem por nome titulado.
Há vários tipos de titulações e neste experimento a reação química da titulação foi de neutralização entre ácido e base. Neste processo, o ácido e a base em solução aquosa interagem de uma forma que leva ao aumento da concentração de íons H3O+ e OH-, respectivamente. A equação iônica que ilustra esta reação é:
H3O(aq) + OH-(aq)
H2O(l)
A reação se torna neutra quando o número de íons de H 3O+ for igual ao de
OH-.
A solução cuja concentração é exatamente conhecida chama-se solução padrão. Ela pode ser obtida de duas formas:
- ao se preparar uma solução de volume exatamente conhecido, utilizando-se uma quantidade muito bem pesada de um reagente padrão primário, obtendo-se uma solução padrão primária;
- ou determinar qual o volume necessário para neutralizar uma quantidade exatamente conhecida de um padrão primário, obtendo-se uma solução padrão secundária.
Nos dois tipos de soluções é necessário o uso da substância padrão primário.
Este tipo de substância deve possuir as seguintes características: ter pureza maior que 99,95%, não ser higroscópico (que tem tendência a absorver umidade do ar) ou eflorescente (que tem tendência a perder água para o ar), ter elevada massa molar, ser quimicamente estável, não ser volátil, ter custo acessível e disponibilidade de obtenção. Neste experimento, o carbonato de sódio foi utilizado como o padrão primário.
Toda titulação envolve a reação de uma solução padrão em quantidade exatamente suficiente para reagir com toda substância que está sendo titulada. Isto ocorre no ponto de equivalência. Para determinar