fungos
* Podem ser unicelulares ou pluricelulares. No caso dos pluricelulares, o corpo ou talo do fungo é chamado de micélio. O micélio,por sua vez,é formado por um emaranhado de filamentos denominados hifas.
* Os fungos vivem preferencialmente em locais úmidos e ricos em matéria orgânica.
* A nutrição dos fungos é heterótrofa; logo; esses organismos não possuem clorofila. Mas, ao contrário dos animais, que se alimentam por ingestão, os fungos são heterótrofos por absorvição. Possuem digestão extracorpórea,isto é,eliminam para o ambiente enzimas que digerem o alimento disponível; somente depois disso os produtos da digestão são absorvidos pelo organismo.
* O material da reserva dos fungos geralmente é o glicogênio, assim como ocorre nos animais em geral.
* Reproduzem-se sexuada ou assexuadamente; é comum a reprodução por meio de esporos.
1.1 Estrutura dos fungos
Os fungos são compostos por hifas, que são filamentos de células que formam uma rede, chamada de micélio. Este se estende até o alimento, e realiza a absorvição de seus nutrientes. Veja:
Septadas e as barreiras divisórias são chamadas de septos, ou ausente, caso em que elas são chamadas aseptadas ou cenocíticas. Os fungos geralmente possuem paredes celulares feitas com quitina e outros materiais. As hifas podem ser modificadas para produzir estruturas celulares altamente especializadas. Por exemplo,fungos que parasitam plantas possuem haustórios que perfuram as células da planta e digerem as substâncias no seu interior; A divisão das hifas em células é incompleta , caso em que elas são chamadas de alguns fungos que vivem no interior do solo capturam vermes e outros pequenos animais.
1.2 A nutrição dos fungos
Os fungos não possuem clorofila, como nas plantas, por isso não podem realizar fotossíntese, e conseqüentemente, não produzem seu próprio alimento. Eles soltam ao seu redor uma