PADRONIZAÇÃO DE SOLUÇÕES ÁCIDAS E BÁSICAS
PADRONIZAÇÃO DE SOLUÇÕES ÁCIDAS E BÁSICAS
RESUMO
A proposta da aula em questão consistiu na determinação dos meios de padronização de soluções ácidas e básicas.Para tal realização foram aprendidos os conceitos de soluçoes padrões e soluções padrões primárias , sendo estes imprescindíveis para a obtenção do resultado final , que foi obtido a partir da técnica de titulação.
OBJETIVO
O objetivo proposto foi a obtenção, utilizando a titulação, da padronização de soluções de caráteres ácidos e básicos.
MATERIAIS E EQUIPAMENTOS: copiar da apositla
METODOLOGIA:
O método utilizado para a obtenção das concentrações padrões foi a titulação que envolve a adição de uma solução(titulante) sobre outra(titulado) tendo a bureta instrumento mediador.
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Experimento 1:
Padronização da solução de NaOH com solução padrão 0,100 mol/L de hidrogenoftalato de potássio.
Uma bureta de 25 mL foi lavada por uma vez com água destilada e por mais duas vezes seguidas utilizando pequenas porções ( aproximadamente 3 mL ) da solução de NaOH 0,1 mol/L concentração aproximada.As lavagens foram desprezadas.
A bureta foi presa a um suporte apropriado e em seguida foi preenchida com solução de NaOH 0,1 mol/L até um pouco acima do traço que indica o zero.
As bolhas de ar que surgiram no frasco foram retiradas e em seguida, a torneira da bureta foi aberta, e a solução foi escoada até que o menisco fosse aferido.
Adicionou-se uma determinada massa de bifitalato a um erlenmeyer juntamente com 30 mL de água destilada.
Em seguida,adicionou-se 2 gotas de fenolftaleína à solução do erlenmeyer, que foi agitado posteriormente.A titulação foi iniciada com a gotejação da solução da bureta sobre a solução do erlenmeyer , sendo este mantido sempre em agitação.
A adição foi feita até que uma coloração levemente rósea foi obtida, sendo que o volume da solução presente na bureta foi anotado.
Este processo foi repetido por mais uma vez e