Estudo Dirigido – 3 – Behaviorismo
ALUNO: Mônica Pinon
Estudo Dirigido – 3 – Behaviorismo – Disciplina: PSO 3559-01
1. O que é comportamento respondente? O Comportamento Respondente também pode ser chamado de reflexo ou “não voluntário”, que inclui as respostas produzidas por estímulos antecedentes do ambiente, ou seja, as interações, estímuloresposta ou ambiente- sujeito, incondicionadas que produzem certas respostas do organismo que independem de aprendizagem. Vale ressaltar que para que uma resposta seja considerada reflexa é preciso que na presença do estímulo específico a sua probabilidade de ocorrência seja de 100%. Originariamente o comportamento respondente é incondicionado, assim como são o estímulo e a resposta - como piscar os olhos na presença de um cisco, ou salivar devido ao estímulo do alimento na boca.
2. O que é o comportamento operante? A palavra operante se aplica a alguma coisa que opera, ou que exerce uma influência. O comportamento operante age sobre o ambiente. A resposta do organismo parece ser espontânea, ou seja, não relacionada com qualquer estímulo observável conhecido. Isso não significa que não haja um estímulo que ilícita a resposta, mas que não é detectado quando ocorre a resposta. No entanto, na visão do observador, não existe estímulo porque ele não aplicou e não consegue vê-lo.
3. O que é reforço negativo e positivo? Exemplifique. Ambos têm como escopo ensinar e reforçar um determinado comportamento.
No Reforço Positivo quando o comportamento desejado é alcançado um elemento de recompensa é adicionado. Exemplo: consideremos um experimento onde um rato é privado de comida. Quando este puxa determinada alavanca (comportamento desejado) é disponibilizado o alimento (elemento de recompensa). Com o passar do tempo o rato ao sentir fome irá puxar a alavanca para receber o alimento. Desta forma o individuo exposto ao reforço positivo aprende o comportamento adequado.
No Reforço Negativo