padroes de vantagem competitiva
As companhias suíças são muito abertas em relação a internacionalização. Os suíços são dotados de múltiplas culturas: conhecimento lingüístico, pequeno mercado interno e não há restrições governamentais. Tudo isso contribui para a posição suíça. Os trabalhadores e administradores, são muito capacitados, e são raras as vezes que mudam de emprego ou de profissão.
É surpreendente a rivalidade interna em muitas das indústrias suíças bem-sucedidas. Por ser pequena, a Suíça poderia levar à expectativa da existência de apenas uma companhia em muitas indústrias. Isso ocorre, na verdade, principalmente nas indústrias em que o país não é competitivo. A falta de competição interna, transformou algumas vantagens das indústrias suíça, em desvantagens.
O fato de o país não estar Suíça.
O governo suíço tem tido influências positivas e negativas sobre a vantagem competitiva nacional da indústria. O sistema do país limitou a interferência na maioria das indústrias.
Com a política suíça neutra e estável, teve-se um papel muito positivo na indústria.
As companhias suíças passaram a ser aceitáveis em países nos quais as empresas de outras nacionalidades não são.
A Suíça se beneficiou com as duas guerras mundiais, assim como a vantagem nacional competitiva. As indústrias ficaram intacta através da neutralidade da Suíça. As indústrias se encontraram em condições de satisfazer uma demanda que não poderia ser atendida por outros países.
Embora tenham passado por períodos difíceis, a Suíça mostra o seu êxito numa economia que aprimorou suas vantagens competitivas no decorrer do