Inteligencia de mercado tecnologico
Este artigo apresenta uma Pesquisa na qual a metodologia de Monitoramento Estratégico do Ambiente proposta por Lesca (2003) foi utilizada para rastrear sinais antecipativos referentes ao provável vencedor da guerra de padrões entre duas tecnologias concorrentes e incompatíveis: o Blu-Ray, do consorcio liderado pela Sony, e o HD-CDC,do consorcio liderado pela Toshiba, considerando sinais emitidos entre julho de 2006 e dezembro de 2007. (THOSHIBA,2008).
A palavra Padrão, definida de acordo com o dicionário Houaiss (200, p 2.102) como “algo que o consenso geral ou determinado órgão oficial consagrou como um modelo aprovado”.
Entendemos que os padrões tecnológicos estabelecidos tanto pela Sony como pela Toshiba são de caráter conflitante, tendo em vista a grande concorrência entre elas, porem com tecnologias incompatíveis.
No ramo tecnológico é primordial para cada organização a inovação constante, para que alcance uma vantagem competitiva sustentável, a procura continua de inovação tecnológica é de certa forma um dos principais pilares para o desenvolvimento .
A guerra de padrões estabelecida por essas organizações conflita no interesse de ambas em dar continuidade com a tecnologia já estabelecida, notamos que não são apenas no ramo do Blu-Ray e HD-DVD, essa guerra entre padrões existe em diversas áreas e com o passar do tempo ira se estender.
O caminho se torna ardo para que determinado modelo é aceito, por um órgão oficial ou ser mesmo consagro pelo conselho geral, ou seja para que se torne padrão, existem premissas extremamente criticas. A resenha cita alguns exemplos, destacando a dificuldade quando vários modelos ou ate mesmo formatos similares, disputam entre si em uma mesma indústria.
Em consequência da guerra de padrões claramente declarada entre Sony e Thoshiba, a pesquisa tem como objetivo aderir informações em