Realatorio
Um composto de coordenação consiste, sobretudo, em um átomo central, rodeado por um certo número de outros átomos, íons ou moléculas, que têm a propriedade de doar elétrons ao átomo central, e são chamados de ligantes. O número de ligantes é denominado número de coordenação (NC) e pode ser determinado observando-se a fórmula de um composto de coordenação, caso o ligante não tenha mais do que um ponto de ligação
Os Hidratados , outras moléculas neutras, e também ânions como OH-, Cl-, CN-, S2- , S2O32-, e c2o42- são exemplos desses compostos. Tais compostos resultam da substituição da molécula de água do íon hidratado por outras moléculas ou íons quando eles estão presentes na solução em altas concentrações, formando uma ligação muito mais estável.
Os compostos de coordenação resultantes podem ser um íon carregado positiva ou negativamente ( um íon complexo), ou uma molécula neutra dependendo do numero e do tipo de grupos coordenantes ligados ao íon central
Em solução aquosa os compostos de coordenação se dissociam em íon complexo e íons que compõem a esfera externa, por exemplo:
[Cu(NH3)4]SO4 ( [Cu(NH3)4]2+ + SO4 2-
Se solubilizarmos em água o complexo: [Cu(NH3)4]2+ + SO42-
Somente uma pequena fração do cátion complexo [Cu(NH3)4]2+, se dissociará:
[Cu(NH3)4]2+ ( Cu2+ + 4 NH3
O íon complexo está em equilíbrio com o íon do metal central e seus ligantes. No exemplo acima, o equilíbrio é expresso pela constante de instabilidade do complexo (Kf).
Kf = [Cu2+] [NH3]4 ----------------