Realatorio
O centro cirúrgico (CC) é uma unidade hospitalar especializada e de alta complexidade, destinada à realização de cirurgias variadas, recuperação pós-anestésica e recuperação pós-operatória imediata, É um local restrito, com acesso limitado aos profissionais que ali atuam e pacientes do setor.
Esse local deve ser construído em uma área do hospital em que a circulação de pessoas seja mínima e de livre trânsito apenas para profissionais e pacientes. Ao mesmo tempo, deve ocupar uma área com acesso facilitado às unidades de internação cirúrgica, urgência e emergência e unidade de terapia intensiva, pois o centro cirúrgico mantém intensa relação com esses setores.
A sala de cirurgia deve estar adequadamente montada para a realização de qualquer tipo de procedimento. Em primeiro lugar, o enfermeiro responsável deve se certificar do tipo de cirurgia que será realizada e observar os materiais solicitados, medicamentos e outros equipamentos, para que possa providenciar tudo o que for necessário. Em relação a higiene, a limpeza dos pisos e paredes deve ser cuidadosamente verificada e os equipamentos e móveis da sala de cirurgia devem ser limpos e desinfeccionados conforme a rotina da instituição.
Todos os equipamentos elétricos, pontos de oxigênio e aspiração devem ser testados, A sala deve ser equipada com todo o material estéril e não estéril necessário, bem como com medicação e material para anestesia. Os pacotes de campos e aventais, luvas e caixas de instrumental cirúrgico devem ser colocados em local acessível. Durante a cirurgia, vários impressos são utilizados para a assistência ao paciente. É função da enfermeira que estiver montado a sala de cirurgia verificar se todos esses impressos estão em ordem e se são suficientes.
Uma forma de facilitar o atendimento em casos de emergência e proporcionar o acesso a áreas restritas com maior rapidez e consequentemente diminuir a morbidade e mortalidade na instituição. Os profissionais devem utilizar jaleco