Competencias profissionais
Competência: Conjunto de conhecimentos, habilidades, comportamentos e aptidões que possibilitam maior probabilidade de obtenção de sucesso na execução de determinadas atividades.
Característica da gestão baseada em competências: É que ela permite à empresa gerir seus recursos humanos de acordo com o grau de capacitação alcançado pelos seus colaboradores dentro das competências previstas para cada cargo
Modelo de Habilidades e competências: É aquele que está alinhado com as competências organizacionais e com o mercado, ou seja, com os valores corporativos de cada empresa.
Competências Técnicas: Todas aquelas que são obtidas através de educação formal, treinamentos e experiência profissional, são elas: ESCOLARIDADE, TREINAMENTOS, CONHECIMENTOS TÉCNICOS
Conhecimentos técnicos elementares: Este nível de conhecimentos é adquirido através do ensino básico e de uma prática profissional de curta duração ou de adaptação ao posto de trabalho.
Conhecimentos técnicos básicos: Permite tratar informações variadas. Este nível de conhecimento permite o recolhimento de informações, o seu registro, assim como a compreensão de princípios técnicos. Este nível está associado a tarefas com algum grau de repetitividade.
Conhecimentos técnicos fundamentais: Pressupõe também que o indivíduo consiga discutir, colocar questões, compreender as respostas e negociar diferentes formas de abordar um problema. Este nível de conhecimento é adquirido através de uma experiência profissional construída através de um percurso profissional por vários empregos idênticos ou próximos (2-5 anos).
Conhecimentos técnicos sólidos: Conhecimento que permita avaliar e analisar resultados e conhecer os limites e os constrangimentos dos conceitos, métodos e instrumentos e, em função dos mesmos, prever situações, propor alterações aos procedimentos. Trata-se de possuir um domínio de conhecimentos científicos e técnicos específicos
Conhecimentos