As leis de Newton
Alisson Nunes, Carolina Ohana, Franz Victor, Gizelle Silva,
Júnia Aparecida, Magno Cruz
Resumo
A física moderna e contemporânea inaugurou um período que modificou radicalmente a visão de mundo, a ciência e as tecnologias, e buscando analisar a importância das leis de Newton, neste trabalho é apresentado às aplicabilidades destas leis na construção de estruturas de aço.
Introdução
As três leis de Newton representam o fundamento teórico para das situações em nosso cotidiano que envolve mecânica. Elas são as leis que regem o movimento das coisas, para fins práticos da engenharia, as leis de Newton são o suficiente para formar o conhecimento aplicável necessário que estudam o movimento, os sólidos, os fluidos, os gases, o calor, o som, a luz, a eletricidade, o magnetismo entre outros.
Na construção de uma estrutura utilizamos inúmeros cálculos considerados primordiais para o sucesso da edificação, a quantidade de tijolos, a espessura das vigas de concreto e das barras de ferro, a proporção exata de areia, água e cimento, a profundidade das valetas entre outras situações, pois toda construção vertical deve levar em conta a força horizontal imposta pelo vento, que é de ordem exponencial, pois à medida que dobramos a velocidade do vento, a força é quadruplicada. Essa força tende a desestabilizar a base e quanto mais alto for o a estrutura maior será a velocidade do vento.
Diante de um cenário complexo, o presente trabalho visa ampliar a discussão sobre os parâmetros estudados para a construção de estrutura de aço, levando em consideração a aplicação das leis de Newton.
Parâmetros Conforme as Leis de Newton
Para o dimensionamento de estruturas é preciso o estudo dos parâmetros; momento resistente e a flexão.
Momento Resistente
Para determinar a rigidez relativa de uma seção transversal, barra ou viga metálica usou o momento resistente e momento de inércia. A confiabilidade para o desenvolvimento de estruturas se