Padroes de projetos para sstemas distribuidos
Este trabalho tem a finalidade de apresentar objetivamente os conceitos de Padrões de Projeto de Software, afim de melhor assimilamento de conteúdo para uso nas avaliações da disciplina de Sistemas Distribuídos.
Padrões de projeto de software são modelos de soluções abstratas para resolver problemas com mesma similaridade. Não é um código é uma descrição de como resolver um problema geral e que pode ser usado em várias situações diferentes.
Normalmente um padrão de projeto define seu nome, o problema , a solução, quando usar esta solução e suas consequências.
Política de Segurança
Uma rede de computadores, por natureza,tem várias ameaças. Num sistema informático o principal objetivo é proteger a informação, ou seja, controlar a capacidade de aceder, alterar ou executar um ficheiro, um registo, uma base de dados, etc. Mas o principal objectivo de um sistema distribuído é a partilha de informação, logo isto conduz a um dilema porque também é necessário facilitar o acesso à mesma. A solução passa por definir uma política de segurança, na qual se deve ter sempre em conta vários fatores como é o caso do custo, valor da informação, o que se pretende proteger, segurança que mecanismos de proteção podem ser utilizados e claro, fazer uma avaliação das possíveis ameaças e formas de ataque. Esta política teve origem nos sistemas militares, em que o principal problema era a divulgação de informação não autorizada. Para além do controle do acesso à informação também é necessário garantir a sua integridade. É necessário terem consideração as várias ameaças a definir na política de segurança. Entre elas destacam-se o acesso e divulgação não autorizado de informação, modificação ilegítima da informação, operações não autorizados sob recursos do sistema,bloqueio de acesso legítimo à informação e vandalismo.
Quanto aos possíveis ataques, destacam-se: a personificação (quando alguém se faz passar por nós),