Glossario contabil
GLOSSÁRIO CONTÁBIL
JARAGUÁ DO SUL 2012
CARLOS CESAR MALICHESKI DAIANE ECKERT DANIELE ECKERT EVELYN SANTOS PRICILA CRISTIANE BATISTA VIVIAN THEURER
GLOSSÁRIO CONTÁBIL
Glossário Contábil apresentado à disciplina de Contabilidade Geral. Centro Universitário – Católica de Santa Catarina. Professor Orientador: Elio Roberto Baixo.
JARAGUÁ DO SUL 2012
INTRODUÇÃO A seguir relacionados em um glossário, estão alguns termos contábeis para um melhor entendimento e aprofundamento sobre o assunto, que tem suma importância em nosso crescimento profissional. Este, é apenas uma síntese de alguns termos e expressões utilizados nesta área.
1.A A: Primeira letra do alfabeto de diversas línguas. E utilizada para indicar a conta credora na escrituração, antecedendo-a. Exemplo: a fornecedores, a caixa, a títulos a pagar. ABATER: Diminuir o valor de uma conta, pela dilapidação do objeto que ela representa. Exemplos: Perdas e danos a mercadorias por estragos. ABATIMENTO: Consiste na redução de um valor por vários motivos. Exemplo: Diferença de preço; Diferença de danos; Diferença pelo não cumprimento do prazo de entrega; ABERTURA DE CONTAS: Termo aplicado quando, na escrituração, surge uma conta que ainda não foi utilizada. Todas as contas utilizadas para a escrituração devem fazer parte de um plano elaborado com antecedência, a fim de que a mesma tenha um perfeito desenvolvimento e seqüência uniforme. ABERTURA DE CRÉDITO: Quantia colocada á disposição de uma pessoa, para que dela se beneficie, pelo levantamento ou cobertura de um débito. Considera-se abertura de crédito, em contabilidade, a colocação de um valor á disposição de alguém. Exemplo: Ordenados a Ordenados a pagar. ABERTURA DE ESCRITA: Expedientes adotadas para iniciar a escrituração das chamadas