contabilidade publica
O projeto Audesp foi instituído nos termos das Instruções Consolidadas nº. 02/2007 do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo. Desde 2008 os órgãos jurisdicionados ao TCESP estão sujeitos à prestação de informações por meio do Audesp. O projeto Auditoria Eletrônica de Órgãos Públicos é uma iniciativa do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo no aperfeiçoamento do controle de gestão governamental que objetiva, através do concurso da tecnologia da informação, aprimorar os procedimentos de coleta de dados e informações dos órgãos fiscalizados, buscando maior agilidade nos trabalhos, aumento da qualidade dos dados e como conseqüência natural, o cumprimento da missão constitucional de fiscalizar e controlar as contas públicas paulistas com o máximo grau de eficiência e eficácia, em benefício da sociedade.
Objetivo
Disponibilizar, para os envolvidos com o processo de fiscalização, um banco de dados contendo informações de cada órgão, em especial a sua contabilidade, com conteúdo padronizado e atualizado diretamente pelos próprios órgãos objeto de fiscalização. As informações constantes do banco de dados resultante desse processo serão também disponibilizadas, via Internet, ao público em geral.
Como funciona? O Sistema Audesp possuem alguns requisitos e esses requisitos estão divididos em: requisitos técnicos e requisitos operacionais.
Requisitos Técnicos:
Os requisitos técnicos centralizam as especificações dos recursos e requisitos operacionais como equipamentos e softwares necessários para interagir com o Audesp.
Pré-requisitos Operacionais
1. Cadastro de Entidades
Para o Audesp, o termo “Entidade” é aplicado não somente a todos os órgãos da administração direta e indireta, mas também às Unidades Orçamentárias e Executoras que compõem a estrutura orçamentária do município. O Cadastro de Entidades tem por finalidade preparar o sistema Audesp para receber os dados e informações dos órgãos jurisdicionados