Glossario Contabil
SIGNIFICADO
AMORTIZAÇÃO
Parcela referente ao pagamento do valor principal do empréstimo ou financiamento.
ATIVO
São todos os bens, direitos e valores a receber de uma entidade. Contas do ativo têm saldos devedores, à exceção das contas retificadoras (como depreciação acumulada e provisões para ajuste ao valor de mercado).
AUTARQUIA
Serviço autônomo, criado por lei, com personalidade jurídica, patrimônio e receita própria, para executar atividades típicas da Administração Pública, que requeiram, para seu melhor funcionamento, gestão administrativa e financeira descentralizada. (art. 5º, inciso I, do Decreto-lei 200, de 25 de fevereiro de 1967).
BALANÇO
Demonstrativo contábil que apresenta num dado momento, a situação do patrimônio de uma entidade.
BALANÇO PATRIMONIAL É a demonstração contábil destinada a evidenciar, qualitativa e quantitativamente, numa determinada data, a posição patrimonial e financeira da entidade. Demonstração que apresenta a relação de ativos, passivos e patrimônio líquido de uma entidade em data específica.
BENS
Tudo que pode ser avaliado economicamente e que satisfaça necessidades humanas.
CAIXA
Dinheiro em caixa e depósitos à vista.
CAPITAL DE TERCEIROS
Representam recursos originários de terceiros utilizados para a aquisição de ativos de propriedade da entidade. Corresponde ao passivo exigível.
CAPITAL PRÓPRIO
São os recursos originários dos sócios ou acionistas da entidade ou decorrentes de suas operações sociais. Corresponde ao patrimônio líquido.
CAPITAL SOCIAL
É o valor previsto em contrato ou estatuto, que forma a participação (em dinheiro, bens ou direitos) dos sócios ou acionistas na empresa.
CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE (CRC)
Órgão fiscalizador da profissão contábil no Brasil, está subordinado ao Conselho Federal de Contabilidade e tem como função elaborar os registros profissionais e fiscalizar o trabalho dos profissionais contábeis.
CRÉDITO
É a