Padeiro
"Profissional que fabrica ou vende pães"
Fonte: Dicionário Michaelis
O que é ser um panificador?
O panificador ou popularmente chamado de padeiro é o profissional responsável por produzir pães (massa feita de farinha, em geral de trigo, ou outro cereal, que é amassada e assada no forno) salgados e doces, que podem ser recheados ou não, tortas, quiches, bolos, tortas doces, doces dos mais variados, entre outras guloseimas. A padaria é um estabelecimento comercial industrial de pequeno porte, que vende os produtos produzidos pelos padeiros. O pão é um alimento base na vida do brasileiro, e atualmente, com o aumento da competitividade no setor, a maioria das padarias inova, produzindo pães de vários sabores e formatos, além de guloseimas cada vez mais requintadas. O profissional panificador geralmente trabalha de madrugada, para que os consumidores tenham, pela manhã, o pão fresquinho.
Quais as características necessárias para ser um panificador?
Para ser um bom padeiro é necessário ter "jeito" com massas, ou seja, é necessário ter o que os padeiros chamam de "mão boa" para massas. É necessário também se atualizar sempre por meio de cursos, oficinas e worshops. Além dessas, outras características interessantes são: * gosto por culinária * capacidade de organização * capacidade de observação * responsabilidade * interesse em aprender novas receitas * agilidade e disposição * capacidade de ouvir críticas * higiene * visão estética
Qual a formação necessária para ser um panificador?
Não existe formação necessária para ser um padeiro, embora cursos e especializações sejam muito importantes e muitas vezes indispensáveis na hora da contratação. Existem muitos cursos para se tornar um panificador, sejam eles de curta duração, à distância e até gratuitos. Exemplos de matérias que fazem parte dos cursos são: especial de pães doces e salgados, bolos, biscoitos, massas sovadas, folhadas, lanches e recitas lights.