riscos ocupacionais do padeiro
Boas Práticas na Manipulação de Alimentos
Bibliografia- Anvisa / MS
Imagens – Google Imagens
Manual preparado por Neca Caldeira, caso o use como referência, cite a fonte.
DTA – Doenças Transmitidas por Alimentos são doenças provocadas pelo consumo de alimentos contaminados por micróbios, parasitas ou substâncias tóxicas prejudiciais à saúde presentes no alimento consumido. Para evitar a contaminação usamos as regras de boas práticas na manipulação de alimento.
As Boas Práticas na Manipulação de Alimentos são as práticas de organização e higiene necessárias para garantir alimentos seguros envolvendo todas as etapas: seleção dos fornecedores, compra, recebimento, pré-preparo, preparo, embalagem, armazenamento, transporte, distribuição e exposição à venda para o consumidor final.
A Contaminação pode acontecer por ar, água, terra, pessoas, utensílios e no próprio alimento. Substâncias tóxicas, micróbios ou parasitas. Apesar dos micro-organismos estarem em todos os lugares, encontram-se mais facilmente em: fezes, água, solo, ratos, insetos, pragas, animais domésticos e marinhos(cães, gatos, peixes, galinhas, porcos). Os sintomas mais frequentes apresentados são: diarréia, vômitos, cólicas abdominais, entre outros.
*Parasitas: ameba e vermes estão presentes na água, solo, terra, intestino humano e animal, contaminam alimentos e causam doenças.
*Micróbios: lavar as mãos, conservar alimentos em temperaturas adequadas e o cozimento correto evitam a contaminação e a proliferação dos micróbios. Se mulitiplicam rapidamente em temperatura e umidade favorável.
*Substâncias tóxicas: todas as substâncias potencialmente tóxicas devem ser armazenadas em local próprio longe de alimentos e bebidas.
O Local de Trabalho deve ser limpo e organizado. Mantenha o piso,