pacto de varsovia
I – INTRODUÇÃO 02
1.1 – Problema 02
1.1.1 – O que foi o Pacto de Varsóvia 03
1.1.2 – O Tratado 03
1.2 – Objetivo 04
1.3 – Justificativa 04
II – FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 04 2.1 – Contextualização 05 2.2 – Objetivos do Pacto de Varsóvia 08
III – CONSIDERAÇÕES FINAIS 09
IV – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 11
Fontes Virtuais 12
Anexo 14
I - INTRODUÇÃO
O presente estudo apresenta uma pesquisa e reflexão acerca do Tratado de Varsóvia, e suas implicações no cenário Político Social e Militar que se formou após a Segunda Grande Guerra.
1.1– Problema
A Segunda Guerra Mundial foi vencida pelos Estados Unidos e pela União Soviética, entretanto os dois países tinham posições antagônicas quando do fim do conflito com a Alemanha Nazista.
Os Estados Unidos eram defensores da ideologia capitalista, a qual se espalhava pelo mundo. Já a União Soviética era adepta, desde a Revolução Russa em 1917, do Socialismo. As duas ideologias entraram em confronto com o fim da guerra, polarizando o mundo entre capitalistas e comunistas. O choque entre as duas potências vencedoras da Segunda Guerra Mundial se expressou apenas em nível ideológico, isso porque ambas possuíam armamento e condições suficientes para destruírem uma a outra. O medo e a precaução de um novo conflito com proporções extremadas criaram um clima de tensão no mundo que impedia um confronto direto.
Começava assim a Guerra Fria, um período histórico de disputas estratégicas e conflitos indiretos entre os Estados Unidos e a União Soviética, que