o pacto de varsóvia
O Pacto de Varsóvia:
Fig. 1: Reunião que deu origem ao Pacto de Varsóvia em 1955
O que foi, criação e contexto histórico
O Pacto de Varsóvia, também conhecido como Tratado de Varsóvia, foi um acordo de cooperação militar firmado em 17 de Maio de 1955 pelos oito países que formavam o Bloco do Leste (países socialistas). Recebeu este nome, pois o tratado foi firmado na cidade de Varsóvia (Polónia). A sede da aliança militar ficava na cidade de Moscou.
O Pacto de Varsóvia era liderado pela União Soviética e surgiu no contexto da Guerra Fria, momento da história em que houve uma grande corrida armamentista entre países socialistas e capitalistas.
Objectivos principais:
Ser um bloco militar que pudesse fazer frente à OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), composta por países capitalistas e liderada pelos Estados Unidos.
Proteger os países membros de um possível ataque militar da OTAN. Defesa mútua em caso de ataque a algum país membro.
Organizar militarmente os países do Bloco do Leste. Foi estabelecido um Estado Maior conjunto que serviria para coordenar os esforços nacionais em caso de guerra.
Evitar uma declaração de guerra entre os países membros e as potências ocidentais.
Países membros:
União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (líder)
Bulgária
Polónia
Checoslováquia
Hungria
República Democrática Alemã (Alemanha Oriental)
Albânia
Roménia
Fim do Pacto do Varsóvia
O fim do Pacto de Varsóvia deve ser entendido no contexto das mudanças ocorridas no leste europeu, principalmente na União Soviética, a partir de 1989. Com o fim dos regimes socialistas no leste europeu, o Pacto de Varsóvia deixou de fazer sentido. A dissolução oficial