Pacto de varsovia
Aliança Militar criada em 1955, por países socialistas do leste Europeu e pela extinta U.R.S.S, também conhecida como bloco do leste, ganhou esse nome pois foi assinadona cidade de Varsóvia na Polônia, a sede da aliança militar ficava em Moscou.
O pacto surgiu no contento da guerra fria, um momento da historia que houve grande corrida armamentista e espirito beligerante.
No final do pacto uma parte das armas foi vendida para terroristas Africanos.
A OTAN ainda existe e é mantida com grande afinco pelos EUA
O que dizia Deutscher sobre os quatro mitos da guerra fria:
1º O da superioridade do poderio da União Soviética após as duas Grandes guerras mundial
2º O de que a U.R.S.S jamais alcançaria os E.U.A no que diz respeito ao desenvolvimento tecnológico (especialmente no campo da energia nuclear)
3º O de que toda revolta ou revolução que viesse a ocorrer nos três mundos seria incentivada por Moscou
4º O de que o bloco socialista um monólito indestrutível.
Os membros do Pacto de Varsóvia concordaram, em termos muito semelhantes aos utilizados pelo Tratado do Atlântico Norte, a cooperação na manutenção da paz, a organização imediata em caso de ataque previsível (art. 3), a defesa mútua se um membro for atacado (art. 4 º), e o estabelecimento de uma pauta conjunta para coordenar os esforços nacionais (art. 5). Composta por onze artigos no total, o Pacto não se referiu diretamente ao sistema de membros do governo, foi aberta a "todos os Estados", com a única exigência da humanidade dos outros signatários na sua admissão (art. 9) - e estabeleceu um prazo de vinte anos, renovável, e revogou a liberdade de cada Estado-Membro. Foi assinado em quatro exemplares, um em russo, outra em alemão, um tcheco e um polonês.
A comissão política, composto por chefes de governo dos países membros reuniam-se anualmente para estabelecer políticas e objetivos anuais. A maioria das negociações também contaram com a presença dos ministros da Defesa, os chefes