resumo de leis
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
2. JUSTIFICATIVA 5
3. OBJETIVOS 6
3.1 Objetivo Geral 6
3.2 Objetivos Específicos 6
4. METODOLOGIA 7
5. CRONOGRAMA 8
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10
7. ANEXO 12
1 INTRODUÇÃO
O diabetes melito representa um grupo de doenças na qual as concentrações sanguíneas de glicose se acham elevadas como resultado da deficiência na secreção e/ou ação anormal da insulina (HENRY, 2008). É uma doença de origem metabólica que atualmente afeta 246 milhões de pessoas em todo o mundo (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2007).
Entre as diversas formas de classificação do diabetes melito, encontra-se o chamado tipo II que representa grande quantidade da população brasileira. No Brasil ainda fundamentado em estudos regionais de prevalência de diabetes tipo II e atualizando os dados para o CENSO IBGE 2010, 12.054.824 é o número estimados de diabéticos (SOCIEDADE BRASILEIRA DE DIABETES, 2012). O aumento dessa doença ocorreu devido a várias transformações políticas, sociais e econômicas que levaram a outros fatores, mudança no perfil demográfico da população, aumento da expectativa de vida, aumento da incidência da morbi-mortalidade, com a diminuição das doenças infecto-parasitárias e com o predomínio de doenças crônicas não transmissíveis. (GRILLO; GORINI, 2007)
O diabetes tipo II é uma doença que se os níveis glicêmicos persistirem elevados é danoso ao organismo e o seu controle prolongado resulta em complicações, incluindo danos em diversos tecidos, perda de função renal e falência de vários órgãos (SUMITA; ANDRIOLO, 2008). Os fatores de risco incluem obesidade, sedentarismo, história familiar, idade avançada, etnia, história de diabetes gestacional, comprometimento do metabolismo da glicose, hipertensão ou dislipidemia, não sendo uma doença autoimune (HENRY, 2008). É recomendada uma