ATPS-Fundamentos
Serviço Social
Atividades Práticas Supervisionadas
Fundamentos Históricos E Teórico-Metodológicos Do Serviço Social III
Currais Novos/RN
23/11/2013
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem oobjetivo deesclarecer as dimensõesdo Serviço Social, enfatizando a visão do profissional, sua ação interventiva e as concepções acerca das bases teóricas que norteiam a profissão. E identificar ocontexto geral das práticas assistenciais que em seguida, descrevemos o percurso, tendo como base os tópicos principais, perfil pedagógico da ajuda ligado às ações do serviço social.
RELATÓRIO
O perfil que o assistente social possui na atualidade éuma soma das experiências que outros profissionais das áreas absorveram ao longo de pouco mais de um século. Hoje, o assistente social modifica a sua forma de atuação profissional, levando em consideração a demanda que lhe é colocada e a necessidade de responder às exigências e às contradições da sociedade capitalista. Contudo, nem sempre foi assim. No passado, o Serviço Social era completamente influenciado pela doutrina social da Igreja Católica, pode-se perceber que outras correntes influenciaram o processo de profissionalização, cujas bases possuem um forte relacionamento com o monopolista absorvendo os princípios da filantropia.
O Serviço Social brasileiro, neste sentido busca-se resgatar a força do pensamento deste ator italiano no "fazer" nesta profissão a partir do que esta expressa na literatura profissional desde a década de 1970. Quando Gramsci passa a ser um marco teórico no exercício profissional do serviço social, assim, a perspectiva socioeducativa assumida pelos profissionais do Assistente Social. Enfatizando junto aos seguimentos populares da classe trabalhadoras desses sujeitos na cena histórica, a analise do estatuto do serviço social na sociedade contemporânea tem sido feita a partir de três ângulos diferentes