Pa língua portuguesa
Neste estudo o tema abordado é: “Língua Portuguesa: aquisição da linguagem e concepções de ensino”.
O objetivo levantado descreve a importância da linguagem na educação. Em síntese, o objetivo deste estudo é promover um melhor conhecimento sobre a linguagem e como ela pode ajudar ao aluno a ter uma aprendizagem mais sólida e eficiente.
Dentro desse processo estão a escrita e a leitura, como fatores básicos do desenvolvimento da linguagem. Nota-se que a linguagem se dá também por diversos meios, pois um indivíduo pode comunicar-se através da linguagem corporal, fazendo uso de gestos ou mímicas.
A metodologia utilizada na elaboração deste estudo foi o levantamento bibliográfico em diversas fontes buscadas na Internet e livros da UTA.
No decorrer do estudo destaca-se que a leitura e a escrita, parece ser natural quando da entrada da criança na escola, mas a mesma está envolvida numa seqüência lógica de fatos que se iniciam antes do seu nascimento, onde se construirá a sua aprendizagem durante toda a vida. A criança deve ter então, um equilíbrio emocional e a escola precisa torná-la permanente e evolutivo. Cabe à escola conhecer a relação que essa criança estabeleceu com o mundo até aquele momento e organizar seu ensino.
2 LÍNGUA PORTUGUESA: AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM E CONCEPÇÕES DE ENSINO
O presente estudo apresenta a importância da leitura na formação de um cidadão social e crítico, sendo uma condição necessária para o exercício da cidadania. Verifica-se que o aprendizado da leitura e da escrita tem grande importância para o desenvolvimento de cidadania e para a prática profissional. A leitura e a escrita são instrumentos fundamentais para o processo de ensino-aprendizagem e para ampliar os conhecimentos do mundo profissional.
2.1 METODOLOGIA DA ALFABETIZAÇÃO
A aprendizagem da leitura é a parte mais importante da alfabetização juntamente com a escrita. Sem aprender a ler não é possível aprender a escrever. Surge, então, a leitura