Ozonização
Entende - se por ozonização , um processo de tecnologia limpa, moderna e economicamente competitiva para a o tratamento de efluentes. Neste processo o agente oxidante utilizado é o ozônio (O3). O ozônio é um gás existente no meio ambiente natural. É uma forma alotrópica do oxigênio, pois é formado por três de seus átomos. É gerado a partir de descargas elétricas nas moléculas de oxigênio (O2).
O que é o Ozônio?
O ozônio começou a ser conhecido em 1837 e reconhecido como substância química depois de trinta anos quando sua forma triatômica foi descrita. O ozônio nada mais é do que o próprio oxigênio modificado, cuja fórmula é O3, enquanto a do oxigênio é O2. Ozônio apresenta-se sob forma gasosa em condições ambientais normais, sendo altamente reativo e instável o que significa que não pode ser transportado ou armazenado, tendo que ser produzido no local de aplicação.Ele é gerado quando uma corrente alternada de alta voltagem é descarregada na presença de oxigênio. O maior exemplo é o que ocorre na natureza, quando em dias de tempestade há grande produção de ozônio na atmosfera devido às elevadas descargas elétricas provenientes dos relâmpagos. O gerador de ozônio basicamente reproduz, de forma controlada e eficaz, este fenômeno natural, aliando alta tecnologia na área de materiais à eletroeletrônica avançada.
Desinfecção por Ozonio
A habilidade do ozônio para desinfecção de água foi descoberta em 1886. O alto interesse no uso de Ozônio para desinfecção deve-se ao seu poder oxidante.Eficaz não só para COMBATER todas as bactérias e vírus, mas também para amebas e protozoários comuns, presentes em rios, lagos e piscinas, e para algas, fungos e microrganismos. Sendo facilmente absorvido pela água numa interface de bolhas. É um mecanismo de destruição dos microorganismo. Age diretamente na parede celular, causando sua ruptura, demandando menor tempo de contato e tornando impossível sua reativação.
O ozônio pode ser até 3.125 vezes mais rápido que o