Física
Largando, de uma mesma altura, uma pena e uma pedra, observamos que á pedra cai primeiro. Devido a isso, pensamos que os corpos mais pesados caem mais depressa que os mais leves. No entanto, a seguinte experiência mostra que isso não é verdade. Usando uma bomba de sucção, podemos retirar o ar contido num recipiente chamado tubo de Newton e, desse modo, obter o vácuo. Assim, podemos verificar que uma pedra e uma pena, largadas da mesma altura, levam o mesmo tempo para cair, se não houver resistência do ar. Essa experiência mostra que todos os corpos, independentemente de sua massa ou forma, quando em queda livre, caem com a mesma aceleração g. Obs: Queda Livre significa cair no vácuo, de forma que a influencia do ar não afete o movimento.
A aceleração g, denominada aceleração da gravidade, é sempre vertical e dirigida para baixo. O valor da aceleração da gravidade varia de ponto para ponto na superfície da Terra e diminui com a altitude. Seu valor médio ao nível do mar é 9,8 m/s2. Para facilitar os cálculos, usaremos, muitas vezes, o valor aproximado g = 10 m/s2.
Na pratica, se um corpo tem um tamanho pequeno, sua queda no ar, num percurso também pequeno, pode ser considerada uma queda livre, pois a resistência do ar é desprezível.
Galileu Galilei realizou uma serie de experiências sobre a queda livre dos corpos e chegou às conclusões que se seguem: 1º - Todos os corpos, independentemente de sua massa, forma ou tamanho, caem com a mesma aceleração. 2º - A distância percorrida por um corpo em queda livre é proporcional ao quadrado do tempo gasto para percorrê-la, isto é, a função horária das posições S = f(t) é do 2º grau.