agroindustria
Atualmente a agricultura familiar no Brasil conta com 4,1 milhões de estabelecimentos rurais que desenvolvem agricultura familiar, um importante segmento econômico e social que envolve diretamente 25 milhões de pessoas. O setor é responsável pela produção de 80% dos produtos que compõem a cesta básica, ocupa 80% da mão de obra rural, responde por 40% do valor bruto da produção agropecuária nacional e obtém três vezes mais renda por hectare cultivado. A sociedade brasileira reconhece a agricultura familiar pela “cultura diferenciada” em ações que ajudam a preservar a vida comunitária e o meio ambiente, contribuindo na expectativa de uma vida melhor.
O pequeno agricultor no Brasil, sempre teve pouca alternativa de comercialização de seus produtos sem “trombar” com intermediário, ou dependendo das grandes indústrias para industrializar a sua produção. È para ele que surge com mais força a idéia da agroindústria familiar – fabricação de produtos caseiros, em média escala, para a venda direta ao consumidor ou através de associações de pequenos produtores.
O setor da agroindústria familiar vem crescendo nos últimos anos, mais do que o setor industrial, sendo considerado uma das mais dinâmicas áreas da economia, segundo fontes do
IBGE. São homens e mulheres trabalhando, que determinam esse desempenho e crescimento significativo da economia familiar.
No sul do País, a agroindústria familiar é uma realidade antiga. E nos últimos anos
vem