OZENFANT
Em 1922, algum tempo após o início da sua colaboração com Ozenfant, Le Corbusier realizou um projeto de estudo em casa para o pintor. Este é o primeiro trabalho que Le Corbusier construída em Paris.
No entanto, não foi o único, porque nesse ano e os seguintes projetos desenvolvidos outras casas para os pintores. Até então, Le Corbusier já estava investigando novos materiais (concreto armado), e também tinha desenvolvido algumas de suas obras mais importantes da juventude: Maison Citrohan ou L'Esprit Nouveau Pavilion, e, com eles, suas teorias sobre a habitação, a padronização, os novos sistemas estruturais e linguagem arquitectónica que iria acompanhá-los. Estes estudo de casa, sem representar uma fiel realização das teorias de Le Corbusier (como, segundo ele, foi o Villa Savoye) e são um reflexo de muitos deles: a fachada livre, independente da estrutura e, por conseguinte, capaz de permitir que mais leve, ou a normalização da janela, numa escala humana.
Reforma
Ao mudar de habitação luto sofreu uma reforma que transformou o trabalho completamente. Embora as alterações introduzidas pelo novo proprietário pode não parecer à primeira vista tão importante quanto eles são, do ponto de vista conceitual:
Removido, por exemplo, dente de serra acabou com o edificação e já foram uma marca de identidade.
O telhado de vidro, que ocultaste estas dente de serra e onde foi localizado estudo Ozenfant também mudar por um tão leve, cubo perfeito sólida e opaca laje de concreto em que Le Corbusier pensamento desapareceu.
Estado
A casa está localizada na esquina da Avenida Reille em Paris, França.
O site é delimitada por edifícios adjacentes.
Do andar de cima, a vista é excelente, e a entrada de luz provém de três lados.
Acesso à habitação é gerado no lado voltado para a rua lateral. A tampa da escada em caracol e reafirmar seu domínio.
Conceito
Neste trabalho, Le Corbusier volume de revelado do valor artístico da composição.
A borda desaparece, e só no