3 OBESIDADE INFANTIL NO MBITO ESCOLAR
O trabalho sobre a Obesidade Infantil No Âmbito Escolar foi realizado no intuito de vivenciar a importância do primeiro contato da criança obesa dentro de uma instituição de ensino. A observação foi realizada em uma creche-escola no centro da cidade de Juiz de Fora que atende as crianças desde a fase da pré-escola até a alfabetização.
A escola é um ambiente onde todo indivíduo inicia o seu aprendizado e começa a vivenciar e se comportar em sociedade. Essa experiência primeira acaba forçando a criança a ver e conviver com as diferenças peculiares de cada um, onde a estética dos comportamentos é importante na saúde física e mental desses indivíduos. A obesidade infantil é definida por um excesso de massas de gordura, podendo causar problemas físicos, efeitos comportamentais e psicossociais que podem gerar depressão, complexos, ansiedades, entre vários outros fatores, que serão decisivos na sua vida psíquica e social.
O objetivo desse estágio foi observar o comportamento da criança obesa tanto no contexto social quanto no contexto familiar, com a finalidade de tentar diminuir o impacto que essa problemática pode causar na vida das crianças, evitando problemas na fase adulta.
A observação foi realizada no primeiro semestre de 2012, por um período de 12 horas no qual foi dividida em comum acordo com a instituição em 2 horas semanais. No total, foram realizadas 36hrs de supervisão. Anotações foram feitas durante as observações para que esse relatório técnico-científico atingisse os resultados propostos no projeto.
Este relatório confirmou a incidência da obesidade infantil nas crianças da instituição observada.
2 OBESIDADE INFANTIL NO ÂMBITO ESCOLAR
2.1 A CRECHE A observação foi realizada em uma creche no centro da cidade de Juiz de Fora. Atende as crianças desde a fase da pré-escola até a alfabetização. Possui, também, dormitório para as crianças, um salão para aulas extracurriculares e uma sala de televisão.
A creche oferece aos alunos, além