oxidos
Neste presente trabalho falaremos dos óxidos, que são compostos binários em que um dos elemento é o oxigénio, os óxidos obedecem a dois critérios. Estrutura e propriedades química, que podem ser óxidos iónicos ou com valente e quanto a propriedade química
Podem ser óxidos ácidos, básicos, anfoteros, peróxidos superoxidos. E o óxidos em que o elemento ligado ao oxigénio é um ametal e possuem uma estrutura molecular.
Óxidos
Os óxidos são compostos binários em que um dos elementos é o oxigénio, sendo este, ao mesmo tempo, o elemento mais electronegativo. Como consequência, os compostos binários oxigenados de flúor, difluoreto de oxigénio (OF2) e monofloreto de oxigénio (OF) não são óxidos, pois o flúor é electronegativo do que o oxigénio. Tão-pouco são conhecidos os óxidos dos gases nobres, com excepção do trióxido de xénon (XeO3). Em geral, um elemento possui mais de um óxido. Isso ocorre por dois motivos :
• O elemento que liga ao oxigénio apresenta numero de oxidações variável; Exemplo Cloro: Cl2O, ClO e ClO2 ( Nox do Cl respectivamente +1,+2 e +4 ). • O oxigénio apresenta número de oxidação variável. Exemplo Óxidos de sódio : Na2O, Na2O2 e NaO2.
Classificação dos óxidos
A classificação dos óxidos obedece a dois critérios : estrutura e propriedade químicas.
1. Quanto a estrutura, os óxidos podem ser:
a) óxidos iónicos: o oxigénio combina-se com elementos metálicos, como metais alcalinos , alcalinos-terrosos, o alumínio e outros metais ;
b) óxidos covalentes: o oxigénio combina-se com elementos não metálicos , tais como o fósforo, o enxofre e o cloro, formando com cada um desses elementos vários óxidos , porque o elemento que se liga ao oxigénio pode apresentar um numero de oxidações variável. Nos óxidos Cl2O , CIO e ClO2, o cloro apresenta , respectivamente , o numero de oxidações +1. +2 e +4.
2. Quanto as