OXIDOS ANFOTEROS
Os óxidos anfóteros são óxidos que possuem um comportamento ambíguo, pois frente a um ácido eles se comportam como um óxido básico; e na presença de uma base se comportam como óxidos ácidos.
Tanto a base como o ácido com o qual os óxidos anfóteros reagem devem ser fortes, com caráter químico bem pronunciado.
Os óxidos anfóteros são, em geral, sólidos iônicos, pouco solúveis em água e, ao reagirem com esses ácidos e bases fortes, produzem água e sal.
1º Caso: ao reagirem com ácidos fortes: comportam-se como óxidos básicos, produzindo sal e água
Óxido Ácido Sal Água
Anfótero forte
(base)
ZnO(s) + H2SO4(aq) → ZnSO4(aq) + H2O(l)
Al2O3(s) + 6 HCl(aq) → 2 AlCl3(aq) + 3 H2O(l)
2º Caso: ao reagirem com bases fortes: comportam-se como óxidos ácidos, produzindo sal e água
Óxido Base Sal Água anfótero forte
(ácido)
ZnO(s) + 2NaOH(aq) → Na2ZnO2(aq) + H2O(l)
Al2O3(s) + 2 KOH(aq) → 2 KAlO2(aq) + H2O(l)
REAÇÕES DE DUPLA TROCA
Reações de dupla troca ocorrem entre dois reagentes compostos originando dois produtos compostos, veja a equação que representa:
AB + CD → AD + BC
Para que esta reação aconteça é necessário que um dos produtos (AD ou BC), quando comparado aos reagentes, se apresente menos ionizado, mais volátil ou insolúvel.
1. Produto menos ionizado: é o produto menos dissociado, ou seja, mais fraco. A Neutralização é um exemplo de reação que dá origem a esse tipo de produto:
HCl(aq) + NaOH(aq) → NaCl(aq) + H2O(l)
A reação entre o Ácido clorídrico (HCl) e a base Hidróxido de sódio (NaOH) é considerada dupla troca porque o produto H2O é menos ionizado (+ fraco) que os reagentes (HCl e NaOH).
2. Produto mais volátil: a reação se caracteriza pela formação de um gás. Um exemplo deste tipo de reação é a que ocorre entre o sal carbonato (CO2-3) e um ácido. Equação do processo:
H+(aq) + CO2-3(aq) → CO2(g) +