Resenha do filme Entre os Muros das Escolas
SERVIÇO SOCIAL
CLARA NUNES PEREIRA
TAYANE DE JESUS GAMBARINI
RESENHA CRÍTICA DO FILME: ENTRE OS MUROS DA ESCOLA
SÃO MATEUS
2015
CLARA NUNES PEREIRA
TAYANE DE JESUS GAMBARINI
RESENHA CRTICA DO FILME: ENTRE OS MUROS DA ESCOLA
SÃO MATEUS
2015
Resenha crítica
Entre os Muros da Escola foi dirigido no ano de dois mil e oito (2008) pelo diretor francês Laurent Cantet. Aborda a realidade de uma escola publica Francesa da periferia, relata as dificuldades, conflitos e o relacionamento conturbado entre os professores e alunos. O diretor do filme quis mostrar a realidade de uma sala de aula
O filme nos trás de inicio o começo do ano letivo, os educadores veteranos apresentam-se aos novos educadores da escola, e determinadas questões importantes, como o desgaste emocional da profissão fica evidente através da apresentação e dos diálogos na sala dos professores, onde os educadores veteranos almeja muita força aos colegas iniciantes.
Basicamente todo o filme passa na sala da 7º série na aula do professor Marin que e professor de francês e supervisor da escola. O conflito entre alunos e professores é acarretado devido às diferenças sociais e culturais e ao péssimo comportamento dos alunos, que não respeitam os professores. A sala de aula e composta por alunos imigrantes das mais diversas partes do mundo.
Há famílias de alunos que vivem de forma ilegal e quase não dominam a língua francesa como o caso da família do Wey, no decorrer do filme sua mãe e pega pela fiscalização e corre o risco de ser deportada para a China, deixando os professores preocupados com a situação, pois Wey e um aluno muito aplicado. No caso do aluno Souleymane, sua mãe não fala nada em francês. Souleymane é um adolescente que gosta de se envolver em confusões e da muito trabalho aos professores, não gosta de participar das aulas e nunca leva o seu material.
Em uma determinada