Oxidação e Redução
FACULDADE ÁREA 1
5QAEN-NT1
Caio Carôso
Carmem Freire
Ismael da Cruz Jr.
Magno Pires West
Mariana Nogueira
Regino Neto
Remerson Mota
Thalles Ataíde
Laboratório de Química Aplicada à Engenharia
FACULDADE ÁREA 1
Relatório apresentado à disciplina de Química Aplicada à Engenharia, da Faculdade Área 1, sob orientação do Professor Diógenes Granacho.
5QAEN-NT1
Caio Carôso
Carmem Freire
Ismael da Cruz Jr.
Magno Pires West
Mariana Nogueira
Regino Neto
Remerson Mota
Thalles Ataíde
Turno: Noturno
Experimento nº 02
Data do Experimento: 14 de outubro de 2013
Título do Experimento: Propriedades Oxidantes e Redutoras
RESUMO
As propriedades oxidantes e redutoras estão a todo o momento do nosso dia-a-dia e desempenham um papel importante na vida. O liberar da energia em um dia quente, a transformação do ar que respiramos, e o amadurecimento das frutas são as mais comuns. O processo químico de oxidação consiste na perda de elétrons de uma substância e o ganho em outra substância é denominado redução. Os processos ocorrem simultaneamente e possui um universo abrangente.
OBJETIVO
Relacionar as propriedades oxidantes e redutoras com alguns elementos químicos; Associar as propriedades oxidantes e redutoras à energia de ionização e afinidade eletrônica.
Discutir o caráter antioxidante da vitamina C.
INTRODUÇÃO
O termo “força” redutora significa a capacidade que um elemento ou grupo de elementos apresenta de ceder elétron(s), sofrendo oxidação para outra espécie. Ao analisar a Tabela Periódica observa-se o efeito pronunciado dessa “força” para os metais. O termo “força” oxidante significa a capacidade que um elemento ou grupo de elementos apresenta de receber elétron(s), sofrendo redução de outra espécie. Ao analisar a Tabela Periódica observa-se o efeito pronunciado dessa “força” para os ametais. Este experimento procurará