OXIDAÇÃO DE ÁLCOOIS: CICLOHEXANONA
ENGENHARIA QUÍMICA - 3º P.
PRÁTICA 10
OXIDAÇÃO DE ÁLCOOIS:
CICLOHEXANONA.
Júlio Matheus Souto Rocha
Lucas Henrique Queiroz
MONTES CLAROS-MG
2013
TÍTULO: Oxidação de álcoois:
Ciclo-hexanona.
RESUMO:
Em um béquer de 100 mL, colocar dicromato de potássio e água, em agitação, adicionar cuidadosamente ácido sulfúrico, após resfriamento adicionou-se ciclo-hexano e água e manteve a temperaturo. Lavou com clorofórmio com duas porções e saturar com NaCl.
Secao com sulfato de sódio anidro e foi feito o teste de identificação.
OBJETIVO:
Síntese, purificação e caracterização da ciclo-hexanona, um composto orgânico líquido, a partir da oxidação de um álcool, o cicloexanol.
INTRODUÇÃO:
A ciclo-Hexanona é um líquido incolor e oleoso com um odor residual de acetona. É um composto químico utilizado na fabricação de tintas a base de solvente pesado. Os vapores da Ciclo-Hexanona irritam os olhos, a pele e o trato respiratório. A inalação de vapores pode originar depressão no sistema nervoso central e degeneração hepática e renal.
A ciclo-hexanona é miscível com a maioria dos solventes orgânicos, parcialmente solúvel em água, apresenta taxa de evaporação lenta e um bom poder de solvência. Com o tempo, a cor deste líquido tende ao amarelo.
Dentre as aplicações da ciclo-hexanona destacam-se: matéria-prima para ácido adípico e nylon; agente libertador de molde para verniz; aditivo para óleo lubrificante e detergente solvente para materiais macromoleculares, como polímeros e copolímeros de cloreto de vinila; solvente latente ou modificador para poliestirenos, fenólicos, alquídicos e alquídicos modificados; desengraxe de metais; esmaltes e agentes niveladores.
MATERIAIS E REAGENTES:
8 g de dicromato de potássio
6 mL de ácido sulfúrico concentrado
7 mL de ciclo-hexanol
Solução saturada de NaCl
Sulfato de sódio anidro
Clorofórmio
2,4-dinitrofenilidrazina