paper
Flávia Fagundes Magalhães
Prof. Aírton Júlio Reiter
Prof. Célio Antonio Sardagna
Profª. Elisabeth Penzlien Tafner
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Administração/ Bacharelado (ADG 0271) – Comunicação e Expressão
06/10/09
RESUMO
Este trabalho traz o conceito de um texto coerente e a partir daí traz os mecanismos de coesão o que a coesão possibilita e os tipos mais importantes e usados.
Palavras-chave: Coesão; Mecanismos; Sucesso.
1 INTRODUÇÃO
Um bom livro que contenha um conteúdo interessante e uma leitura de fácil compreensão, deve apresentar
algumas características que são chamadas de mecanismo de coesão.
Segundo Simon, “um texto coerente quando compatível como conhecimento de mundo do receptor. Observar a coerência é interessante, porque permite perceber que um texto não existe em si mesmo, mas sim constrói-se na relação emissor-receptor-mundo.”
Desse modo, a coesão possibilita a ligação dos elementos que constituem o texto gera um conteúdo bem desenvolvido que demonstra um fácil entendimento ao leitor. Os mecanismos de coesão mais usados e importantes são: coesão lexical, substituição, elipse, conjunção e referência sendo dois tipos de referência a exofórica e endofórica, neste trabalho vamos conhecer cada uma delas.
2 COESÃO LEXICAL
Esse tipo de coesão permite a repetição de palavras e, também unir partes de um texto. Ela utiliza sinônimos, hiperônimos e perífrases.
Com os sinônimos as palavras semelhantes podem ser usadas em diferentes contextos, mas sem alterar o que o texto pretende transmitir, com os hiperônimos são os vocábulos de sentido mais genérico em relação a outro, as perífrases servem para uma construção mais complexa para caracterizar uma expressão mais simples.
Com a ajuda desses vocábulos e outras palavras do mesmo campo semântico ela dá uma maior clareza do texto e com essa mesma utilização pode construir um texto mais argumentativo. Com