carbonilados
Centro de Ciências
Depto. de Química Orgânica e Inorgânica
Aldeídos e Cetonas aplicados à Engenharia de Alimentos
Curso: Engenharia de Alimentos
Disciplina: Química Orgânica
Índice
Introdução: Aldeídos e Cetonas, compostos carbonilados.
Aldeídos – Nomenclatura
Cetonas - Nomenclatura
Propriedades Físicas
Acetal e Hemicetal
Reações envolvendo Aldeídos e Cetonas
Aplicação à Engenharia de Alimentos
Bibliografia
Introdução: Aldeídos e Cetonas, compostos carbonilados.
Aldeídos e Cetonas são grupos funcionais que contêm o oxigênio ligado duplamente a um átomo de carbono: O Grupo Carbonila. O arranjo , é um dos grupos funcionais mais importantes da química orgânica. Além de Aldeídos e Cetonas, o grupo carbonila está presente em ácidos carboxílicos, ésteres, haletos ácidos e amidas.
Grupo Carbonila
Esse grupo possui um átomo de carbono sp² ligado a um átomo de oxigênio que também possui hibridização sp² por uma ligação dupla e a outros dois substituintes; como o átomo de carbono é trigonal, esses substituintes se encontram no mesmo plano que o átomo de oxigênio e seus dois pares de elétrons livres:
Como existe uma ligação dupla entre os átomos de carbono e oxigênio este grupo possui uma ligação sigma e uma ligação pi. A ligação dupla carbono-oxigênio é forte, mesmo assim, possui uma reatividade considerável porque há uma diferença de eletronegatividade entre o carbono e oxigênio sendo este último mais eletronegativo ele atrai a densidade de elétrons do carbono para aumentar a polarização da ligação onde o oxigênio ficará negativo e o carbono positivo.
Aldeídos – Nomenclatura
Os aldeídos são compostos orgânicos caracterizados pela presença do grupamento formila, que é o grupo carbonila ligado à um hidrogênio (H—C=O) e este grupo é ligado a um radical alifático ou aromático. É obtido através da oxidação de álcoois primários em meio ácido.
Grupo Aldeído
O odor