violencia domestica
Trata-se de um problema que acomete ambos os sexos e não costuma obedecer nenhum nível social, económico, religioso ou cultural específico.
Sua importância é relevante devido ao sofrimento indescritível que imputa às suas vítimas, muitas vezes silenciosas , podendo impedir um bom desenvolvimento físico e mental da vítima.
Pode ser dividida em violência física: Quando envolve agressão direta, contra pessoas queridas do agredido ou destruição de objectos e pertences do mesmo . violência psicológica: quando envolve agressão verbal, ameaças, gestos e posturas agressivas, juridicamente produzindo danos morais. E violência sócio-económica: Quando envolve o controle da vida social da vítima ou de seus recursos económicos.
A violência doméstica pode manifestar-se de várias formas: Agressão física, abuso sexual, violação e ameaças. Além disso pode incluir criticismo destrutivo, tácticas de pressão, falta de respeito, quebra de confiança, isolamento e perseguição. Alguns abusadores oferecem “recompensas” com certas condições para tentarem convencer o parceiro de que o abuso não voltará a acontecer. Por mais persuasivos que pareçam, a violência normalmente piora com o passar do tempo. A violência doméstica raramente acontece uma só vez. Com o passar do tempo, o abuso físico e sexual tem tendência a aumentar em frequência e severidade. O comportamento abusivo e controlador tanto emocional como físico