Acidez e Basicidade em compostos orgânicos.
ionização de um ácido reflete a intensidade da força ácida Para o ácido clorídrico
O ácido forte por definição sofre ionização em água. Quando o ácido é forte, a reação de ionização mostra a forma ionizada em maior proporção que a forma molecular. Como o grau de ionização alfa(α), é a razão entre a forma ionizada e a forma molecular, o ácido forte terá um alto grau de ionização α. A constante de teríamos.
Forma molecular Forma ionizada
H2O H Cl H3O Cl
Por definição pKa = - log Ka, e assim valores numéricos baixos para o pKa identificarão os ácidos fortes. O ácido clorídrico por ser um ácido forte apresenta um valor de pKa= -7 enquanto que o ácido carbônico, H2CO3 ,por ser mais fraco apresenta um valor de pKa de 6,35.Os ácidos fracos sofrem ionização parcial em água. A reação é reversível e o equilíbrio está deslocado para o lado da forma molecular.
CH3CO O H H2O H3O CH3CO
Forma molecular Forma iônica
Comparando compostos em uma mesma família da tabela periódica, a força da ligação entre o elemento eletronegativo e o hidrogênio é o efeito dominante, esta força de ligação com o próton diminui à medida que descemos na coluna, devido a efetividade da superposição de orbital entre o orbital 1s do hidrogênio e os orbitais dos elementos eletronegativos maiores na coluna da tabela periódica. Quanto menor a intensidade de superposição orbitalar, mais fraca é a ligação e mais forte é o ácido. Como o HI tem menor força de ligação será mais forte entre os hidrácidos,seguido pelo HBr , HCl e HF que será o mais fraco da família. Entre as bases conjugadas o I- é a mais fraca por se originar do ácido mais forte, seguindo a seqüência temos o Br- , Cl- e o F- que seria a base conjugada mais forte.
HF HCl HBr HI
3,2 -7 -9 -10Pka
Hidrácido
PDF created with pdfFactory Pro trial version w.pdffactory.com
A tabela abaixo mostra o valor de pKa para alguns ácidos e suas respectivas bases