Relatório
Curso de Química
RP14 – Propriedades químicas de compostos orgânicos
As propriedades químicas dos compostos em geral se relacionam a maneira com a qual os mesmos participam de reações químicas.
As reações químicas se processam no sentido de promover uma maior estabilização dos reagentes, combinando-os na forma de produtos. Em outras palavras, reagentes que contêm grande quantidade de energia tendem a reagir facilmente e são ditos reativos. Quando se combinam para formar produtos, estabilizam sua alta energia na forma de novas ligações químicas (ligações mais fortes) ou mesmo a liberam na forma de calor. Entretanto, os reagentes têm reatividades diferentes frente a diferentes condições reacionais e frente a determinados substratos (outros reagentes). Por exemplo, o gás bromo não reage com metano em condições ambientes, mas o faz, rapidamente a 200°C; o íon hidróxido reage rapidamente com o cloreto de etila, fornecendo etanol, mas mais lentamente com cloreto de t-butila, fornecendo quantidade apreciável de metil-propeno, ao invés de somente t-butanol; os ésteres são hidrolisadoe em meio muito ácido ou muito alcalino, mas praticamente não o fazem em meio neutro.
O rumo das reações químicas é dado pela facilidade com a qual os átomos nas moléculas reagentes compartilham, doam ou recebem elétrons para formar novas ligações covalentes ou íons.
Para formar ligações, os átomos participam com seus orbitais atômicos contendo um, dois ou mesmo nenhum elétron. Quando contém um elétron desemparelhado há tendência ao compartilhamento, caso o outro elemento contenha também um elétron desemparelhado e tenham eletronegatividade próxima, formando em geral uma ligação covalente e, geralmente, apolar. Quando possuem eletronegatividades diferentes pode-se formar uma ligação covalente polar, podendo chegar ao caso extremo de formar uma ligação iônica (quando há transferência de elétrons de um átomo para outro, formando dois íons de