vai brasil
- Guerra de Tróia: Cidade de Tróia contra cidades-estados da antiga grécia.
- Guerras Medicas:
1ª -Persas contra Naxos & Erétria.
2ª – Persas contra Esparta & Atenas.
3ª – Gregos contra Persas.
Guerra do Peloponeso: Atenas contra Esparta.
Quando ocorreu? Quanto tempo durou?
Guerra de Tróia: 1300 e 1200 a.C. - Cerca de 10 anos.
Guerras Médicas: 490 a.C. – Cerca de 22 anos.
Guerra do Peloponeso: 431 a.C – Cerca de 27 anos.
Motivo das guerras?
Guerra de Tróia: Sequestro da Princesa Helena.
Guerras Medicas: Conquista da Lídia por parte dos persas, o que acarretou numa revolta das colônias gregas na Jônia.
Guerra do Peloponeso: A razão fundamental da guerra foi o crescimento do poder ateniense e o temor que tal despertava entre os espartanos.
Como terminaram?
Guerra de Tróia: A guerra terminou após a execução do grande plano do guerreiro grego Odisseu. Sua idéia foi presentear os troianos com um grande cavalo de madeira. Disseram aos inimigos que estavam desistindo da guerra e que o cavalo era um presente de paz. Os troianos aceitaram e deixaram o enorme presente ser conduzido para dentro de seus muros protetores. Após uma noite de muita comemoração, os troianos foram dormir exaustos. Neste momento, as portas que existiam no cavalo de madeira abriram-se e dele saíram centenas de soldados gregos. Estes soldados abriram as portas da cidade para que os gregos entrassem e atacassem a cidade de Tróia até sua destruição.
Guerras Medicas: Os gregos utilizaram de uma artilosa estratégia e conseguiram sucessivas vitórias contra os persas nas batalhas de Salamina, Platéia e Micala. Com essas sucessivas vitórias, os gregos conseguiram impedir a invasão dos persas à Grécia Continental, bem como recuperaram a autonomia política das cidades localizadas na Ásia Menor. Sob a liderança dos atenienses, a Pérsia foi finalmente derrotada com a assinatura do Tratado de Susa, estabelecido em 448 a.C..
Guerra do Peloponeso: A Guerra do