inteligencia dos animais
Baleias
A subordem Mysticeti compreende os maiores cetáceos conhecidos por baleias e rorquais.
As baleias são os maiores mamíferos que vivem no planeta Terra.
O masculino da baleia é denominado de caxarelo.
Os cetáceos apesar de ser animais marinhos pertencem à classe dos mamíferos. Os cetáceos estão divididos em duas subordens:
As baleias sem dentes (subordem Mysticeti) que são caracterizadas pelas cerdas bucais, que são estruturam parecidas com peneiras localizadas na parte superior da boca e são feitas de queratina. As baleias utilizam as “cerdas” para filtrar plâncton da água. Elas compreendem as maiores espécies de animais.
As baleias com dentes (subordem Odontoceti), tem dentes e alimentam-se de peixes e lulas. Uma habilidade notável deste grupo é a de localizar as suas presas por ecolocalização. Esta pergunta há muito tempo vem desafiando os zoólogos que estudam o modo de vida destes animais. Alguns supõem que certas espécies são capazes de raciocinar como os homens, enquanto outros acham que, nesse aspecto, elas são superiores aos humanos. Há ainda quem afirme que as baleias são menos inteligente que os cães. Seja como for, apesar da grande quantidade de dados colectados pelos pesquisadores, não se conseguir definir com segurança o tipo de comportamento desses habitantes marinhos. Esse impasse torna-se mais complexo, quando se observam certas características físicas das baleias. O cachalote, por exemplo, tem um cérebro maior do que qualquer outro animal terrestre, chegando a pesar 9 quilos – quatro vezes mais do que o maior cérebro humano. Isso leva a uma outra pergunta, que cabe aos naturalistas responder: qual a relação existente entre o tamanho do cérebro dessas espécie de baleia e a sua capacidade de pensar? Essa questão pode ser analisada fazendo-se uma comparação com o cérebro humano, cujo tamanho não corresponde proporcionalmente ao grau de inteligência que as pessoas revelam. Assim, um individuo