Trabalho De Filosofia Cultura
1. Faça um quadro comparativo das características do instinto, da inteligência concreta e da inteligência abstrata.
Instinto
Inteligência Concreta
Inteligência Abstrata
Instinto é a força oculta que solicita os seres orgânicos à realização de atos espontâneos e involuntários, em vista à sua conservação. Nos atos instintivos, não há reflexão, nem premeditação.
A inteligência concreta é representada pelo o Animal e pelo Home porque são espécies que tem instintos, atos inconsciente que não pensamos para os realizar e que depende dos sentidos, por exemplo, se um ser humano queimar a mão sem pensar, é um instinto imediato que só reage assim com a ajuda da sensibilidade dos nervos (tato)
A inteligência abstrata é representada pelo ser humano pois é o único ser que consegue raciocinar, deliberar, planejar antes de realizar uma ação, ou seja, tem uma ideia sobre o objeto.
2. Faça um quadro comparativo das características da linguagem animal e da linguagem humana.
3. Caracterize e distinga estes dois tipos de atos: uma aranha tecendo a teia e um chimpanzé subindo em um caixote para alcançar uma banana.
Uma teia de aranha, embora cause admiração, é resultado de ações instintivas, inatas do animal, que não leva em conta a finalidade das ações praticadas. É o que se afirma com observações atentas do comportamento animal,
E o caso do chimpanzé, que supera o instinto, apresentando uma inteligência prática. Essa inteligência prática do animal é uma inteligência vivida apenas no momento do problema, trata-se de um gesto útil, que não segue adiante, pois o animal não inventa o instrumento que lhe permite chegar até a banana, nem se quer o conserva para o uso posterior, diferente do ser humano, que desenvolve uma inteligência abstrata.
4. Comente: "Uma aranha executa operações que se assemelham às manipulações do tecelão, e a construção das colmeias pelas abelhas poderia envergonhar, por sua perfeição, mais de um mestre-de-obras. Mas há algo