TRABALHO DE FILOSOFIA Cultura Capixaba
Cultura Capixaba
NOME: Otávio Lopes
TURMA: 2º Etapa Vespertino
Introdução: este presente trabalho irá falar sobre a cultura capixaba, em especial a Associação das Paneleiras de Goiabeiras, que é um uma tradição milenar no espírito santo. Assim, a associação já se tornou um ponto turístico no estado, atraindo diversos turistas interessados e adquirir as panelas. Esse movimento cultural é um dos mais importantes do estado, se não o mais importante.
Cultura capixaba: A cultura capixaba sofreu diversas influências dos povos. Indígenas, colonizadores e africanos, completam as vertentes culturais do estado. As manifestações populares como: as bandas de Congo, o Jongo, o Caxambu, o Catambá e a festa popular de Ticumbi, são herança das etnias africanas e indígenas.
Outro tipo de manifestação é o Reis-de-Boi, que consiste no episódio da Bíblia Sagrada, em que os Reis Magos vão adorar o Menino Jesus. Eles são acompanhados pelo som das sanfonas e pandeiros. A história gira em torno da morte e da ressurreição do boi.
A moqueca e o feijão feitos na panela de barro, a casquinha de siri, a moqueca de camarão capixaba, o pirão, a muma de siri, a caranguejada, a torta capixaba, são alguns alimentos do cardápio do Espírito Santo.
Associação das Paneleiras de Goiabeiras: As Paneleiras de Goiabeiras, assim chamadas por ser a maioria de mulheres, residem no bairro de Goiabeiras, em Vitória, capital do Estado do Espírito Santo.
Em 1815, as panelas de barro de Goiabeiras já figuravam na lista de atrativos turísticos do Espírito Santo. O naturalista Saint Hilaire as descreveu, segundo o Dossiê das Paneleiras de Goiabeiras do Iphan, como: “caldeira de terracota, de orla muito baixa e fundo muito raso”, “… num lugar chamado Goiabeiras, próximo da capital do Espírito Santo”.
Com competência confeccionam, em barro, panelas, potes, travessas, bules, caldeirões, frigideiras etc, de diversas formas e tamanhos. O processo de