Movimento Sueco
O sistema de ginástica sueca teve grande repercussão em todo o mundo até à segunda metade do século XX, tanto na educação física escolar como na formação de caráter militar.
O seu criador foi Pehr Henrik Ling, (1776-1839), Homem de vasta cultura, Ling idealizou uma ginástica com objetivos higiênicos e médicos, de saúde e reabilitação, com a finalidade de eliminar os vícios da sociedade, em especial o alcoolismo. Com a missão de regenerar a população, possuía um caráter não acentuadamente militar, mas sim “pedagógico” e “social”. Deveria gerar indivíduos fortes que pudessem ser úteis à pátria, como soldados ou trabalhadores civis. Ling acreditava que seu método assegurava a saúde, por ser essencialmente respiratório, e a beleza, por seus efeitos corretivos e ortopédicos. Por isso, o destinou a todos, independente de sexo, idade ou condições materiais e sociais e em 1813 fundou o Real Instituto Central de Ginástica de Estocolmo, onde aplicou as suas teorias.
O MÉTODO
O sistema sueco baseia-se num trabalho analítico, bastante rígido, com um desenvolvimento harmônico de todo o corpo, exercícios simétricos moderados e de fácil compreensão, realizados com uma dificuldade progressiva e, de preferência, sem aparelhos, em pé e obedecendo a uma voz, embora também existam alguns exercícios com aparelhos simples: cambalhotas, suspensões, equilíbrios, etc. Trata-se de uma ginástica "para todos os públicos".
OU RESUMINDO O MÉTODO
Baseia na ciência, deduzindo de uma análise anatômica do corpo uma série racional de movimentos. São exercícios simétricos moderados e de fácil compreensão, executados, de preferência, sem aparelhos, em pé e obedecendo a uma voz.
DIVISÕES DA GINÁSTICA SUECA
- Ginástica Militar
- Ginástica Médica
- Ginástica Estética
- Ginástica Educativa
GINÁSTICA MILITAR
Tinha como base o trabalho educativo e acrescentava exercícios militares como:
• Tiro
• Esgrima
• Lançamentos
GINÁSTICA MÉDICA
Apoiada nos movimentos pedagógicos e visava