Aspectos da Filosofia Contemporânea
Questionário:
1) Sob vários aspectos o séc XIX e XX se diferenciam. Referente às diferenças entre esses séc., quais seriam referentes a;
a) ideia de História: O século XIX para a Filosofia foi um marco quanto a descobertas da História do homem, da sociedade, das ciências e artes, o que gerou uma ideia de progresso, devidos aos avanços de técnicas, acúmulo de conhecimento que essas áreas adquiriram.
Já no século XX a ideia de progresso começa a ser criticada, pois seria uma vazão para a manipulação dos mais adiantados sobre os mais atrasados e começou a se levar em conta a historicidade de cada lugar e a época em que se vivia determinada sociedade, que em determinado país a artes (por exemplo) tem outro significado, possuem sentido e valor singular, e que tal sentido e tal valor desaparecem numa época seguinte ou são diferentes numa outra sociedade, não havendo, portanto, transformação contínua, acumulativa e progressiva. O passado foi o passado, o presente é o presente e o futuro será futuro.
b) confiança nas ciências: No século XIX: Afirmava confiança plena nos saberes científicos e tecnológicos para controlar a natureza, sociedade e indivíduos.
Século XX a Filosofia passou a desconfiar do otimismo ciêntífico-tecnológico devido a acontecimentos como as 2 guerras mundiais, o bombardeio de Hiroshima e Nagasaki, as guerras na Coreia e Vietnã, entre outros.
2 tipos de razão: instrumental e crítica.
A razão instrumental é a razão técnico-científica, que faz das ciências e das técnicas não um meio de liberação dos seres humanos, mas um meio de intimidação, medo, terror e desespero. Ao contrário, a razão crítica é aquela que analisa e interpreta os limites e os perigos do pensamento instrumental e afirma que as mudanças sociais, políticas e culturais só se realizarão verdadeiramente se tiverem como