resumo a1
Características: mudanças no capitalismo moderno, avanços tecnológicos (conhecimentos e informações) e pobreza (África, América Latina)
. 5 dimensões da globalização: - Economia (influencia das atividades de grandes corporações transnacionais, perda do controle do Estado de mecanismos financeiros, desemprego estrutural causando mudanças nas relações de trabalho "contratos flexíveis") - Política (pouco poder do Estado para resolver questões internas dado os constrangimentos internacionais, políticas autônomas de desenvolvimento comprometidos, principalmente na área social) - Social (desenvolvimento globalizado tem levado ao crescimento da pobreza em algumas regiões) - Ambiental (escala das atividades econômicas tem ultrapassado os limites do ecossistema, modo de vida e consumo exacerbado tem levado a globalização ambiental) - Cultural (globalização afetando culturas inteiras ao redor do mundo, aumento dos conflitos religiosos)
. Globalização de alta definição (HD): novo processo no qual trabalhadores com níveis mais altos de qualificação em países desenvolvidos tem sido afetados. Vinculada ao crescimento do Sul e da Ásia. - Primeira globalização: redução dos custos dos transportes aumentou a mobilidade internacional de produtos acabados e ajudou na separação entre produção e consumo. - Segunda globalização: redução dos custos de informação e fragmentação internacionais das etapas produtivas. Setores de serviços e atividades de coordenação antes concentradas no Norte, foram para o Sul.
América Latina -
Não tem um papel decisivo no processo de globalização, pois a desigualdade social ainda é enorme e os países investem muito pouco em pesquisas e desenvolvimento.
Terceiro Setor -
Interesse renovado por causa da manutenção ou surgimento de assimetrias como: regulação insuficiente de direitos e garantias; pouca cobertura de políticas de bem-estar; fragmentação de identidades culturais; degradação de recursos naturais;