Potência política, econômica e cultural.
-Fatores que contribuíram para esse poder: dimensões continentais, grande quantidade de reservas energéticas e matéria-prima, grande população, o que significa grande mão de obra e mercado consumidor, economia capitalista responsável pela expansão das multinacionais pelo mundo, domínio de metade do mercado mundial há anos.
-Relevo: De leste (costa do Atlântico) para oeste (costa do Pacífico) – Planície atlântica, Apalaches (planaltos) Planície do Mississipi, montanhas Rochosas e Serra Nevada (dobramentos modernos formados pelo encontro de placas tectônicas) e planície costeira.
-Clima: Temperado na maior parte do país, Subtropical no sudeste, semi-árido no sudoeste.
-Hidrografia: Rios curtos e encachoeirados na costa oeste e longos e caudalosos correndo em direção aos Grandes Lagos.
-Vegetação: Florestas temperadas e pradarias nas regiões de clima temperado, florestas nas áreas subtropicais e xerófitas nas áreas semi-áridas.
Grandes reservas de recursos minerais e energéticos, mas é grande importador de recursos energéticos pois é grande consumidor de energia.
Grande produtor agrícola, com uso intenso de tecnologia e grande produtividade. Produção em Belts (cinturões) de produção:- Cotton Belt: algodão; -Corn Belt: milho; -Wheat Belt: trigo; -Dairy Belt: pecuária leitera.
-Produção de frutas nas áreas subtropicais a sudeste.
EUA representa 5% da população mundial, com alto IDH e alta renda per capta.
O território americano era ocupado por indígenas quando teve início o processo de colonização que foi de povoamento.
As treze colônias britânicas (Litoral do Atlântico) ficaram independentes em 1776 e a partir daí teve início a expansão para o oeste.
O norte, a região dos Grandes Lagos sempre foi rica, com tradição comercial e depois industrial, enquanto o sul era agrário e escravagista , o que deflagrou uma guerra civil do norte contra o sul (1861 – 1865) com vitória do norte.